terça-feira, 4 de junho de 2013

Nhoque de abóbora com molho cremoso de abobrinha

Ingredientes
>nhoque
500g de abóbora (do tipo paulista ou japonesa, a Cabotchan ou Cabotiá)
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo - ou um pouco mais se precisar
1/2 xícara de amido de milho
sal
1 ovo
1 colher (sobremesa) de manteiga amolecida
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
>molho
2 abobrinhas italianas pequenas
1/2 cebola branca picada
azeite extra virgem
sal
Preparo
>nhoque
Cozinhe a abóbora em água com sal. Escorra bem e processe até virar um purê. Se estiver usando a abóbora paulista, deixe escorrendo esse purê em uma peneira até drenar bastante da água. Junte os outros ingredientes e misture bem.

Nota importante: a abóbora japonesa é mais seca que a paulista, portanto, vá colocando a farinha de trigo aos poucos. Para saber se o ponto da massa está bom, deixe uma panela fervendo com água e coloque um pouco da massa e deixe cozinhar até o nhoque subir para a superfície. Prove e veja se é necessário colocar mais farinha.

Se a massa estiver no ponto firme porém macio, faça o cozimento do restante colocando, com o auxílio de 2 colheres, pequenas porções para cozinhar (essa massa, por ser mais úmida, não dá para enrolar). Como citei acima, retire-os com uma escumadeira quando esses subirem à superfície e deixe-os escorrendo em um escorredor. Coloque-os em uma travessa refratária. Faça isso até terminar de cozinhar toda a massa.

>molho
Refogue a cebola no azeite, junte a abobrinha (com casca) picada, corrija o sal, coloque um pouquinho de água e deixe cozinhar até amolecer. Bata essa abobrinha no liquidificador ou processador até virar um creme.

Despeje sobre o nhoque cozido, salpique queijo parmesão ralado e leve ao fôrno preaquecido para gratinar. Se gostar, salpique salsa picadinha antes de servir.

Ficou muito saboroso. Experimente e bom apetite!

0 comentários:

Postar um comentário