1 colher (sopa) de cebolinha picada; 1 colher (sopa) de coentro picado; 4 colheres (sopa) de suco de limão; 2 tomates sem pele e sem semente picados; 2 dentes de alho amassados; pimenta malagueta a gosto; ½ cebola picada; 1 abacate; Sal a gosto.
Modo de Preparo
Amasse o abacate, misture os demais ingredientes em uma Tigela. Sirva com salgadinhos de pacote, tortillas ou torradinhas. Bom apetite.
Dica: Pode ser servido como entrada, como acompanhamento de carnes brancas ou mesmo como ingrediente de recheio de sanduíches. Uma variação é amassar bem e acrescentar iogurte natural, usando como molho, mas aí é preciso maneirar na pimenta.
Ingredientes >nhoque 500g de abóbora (do tipo paulista ou japonesa, a Cabotchan ou Cabotiá) 1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo - ou um pouco mais se precisar 1/2 xícara de amido de milho sal 1 ovo 1 colher (sobremesa) de manteiga amolecida 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado >molho 2 abobrinhas italianas pequenas 1/2 cebola branca picada azeite extra virgem sal Preparo >nhoque Cozinhe a abóbora em água com sal. Escorra bem e processe até virar um purê. Se estiver usando a abóbora paulista, deixe escorrendo esse purê em uma peneira até drenar bastante da água. Junte os outros ingredientes e misture bem.
Nota importante: a abóbora japonesa é mais seca que a paulista, portanto, vá colocando a farinha de trigo aos poucos. Para saber se o ponto da massa está bom, deixe uma panela fervendo com água e coloque um pouco da massa e deixe cozinhar até o nhoque subir para a superfície. Prove e veja se é necessário colocar mais farinha.
Se a massa estiver no ponto firme porém macio, faça o cozimento do restante colocando, com o auxílio de 2 colheres, pequenas porções para cozinhar (essa massa, por ser mais úmida, não dá para enrolar). Como citei acima, retire-os com uma escumadeira quando esses subirem à superfície e deixe-os escorrendo em um escorredor. Coloque-os em uma travessa refratária. Faça isso até terminar de cozinhar toda a massa.
>molho Refogue a cebola no azeite, junte a abobrinha (com casca) picada, corrija o sal, coloque um pouquinho de água e deixe cozinhar até amolecer. Bata essa abobrinha no liquidificador ou processador até virar um creme.
Despeje sobre o nhoque cozido, salpique queijo parmesão ralado e leve ao fôrno preaquecido para gratinar. Se gostar, salpique salsa picadinha antes de servir.
Ingredientes 500 gramas: Camarão fresco descascado; 1 unidade: Cebola ralada; 500 mililitros: Leite desnatado; 3 colheres de sopa: Farinha de trigo branca; 1 unidade: Alho dente; 1 colher de sopa: Creme vegetal Becel com sal; 1 colher de chá: Noz moscada ralada; 2 colheres de sopa: Suco de limão natural; 1 colher de sopa: Azeite de oliva; 3 unidades: Gema de ovo; 3 unidades: Clara de ovo; 1/8 colher de chá: Sal; 5 gramas: Pimenta caiena (dedo de moça). Modo de preparo Tempere o camarão descascado e limpo com, o sal, o azeite, a pimenta-do-reino, a cebola e o alho, deixe marinar por 20 minutos. Coza o camarão no tempero por 5 minutos, escorra (o liquido escorrido pode ser aproveitado para fazer um risoto de camarão, ou um arroz simples), reserve. Leve uma panela ao fogo com o leite, a farinha e o creme vegetal mexa até formar um creme. Preaqueça o forno a 200ºC. Desligue o fogo e adicione as gemas ao creme, o suco de limão, a noz moscada ralada e o camarão. Deixe esfriar. Bata as claras em neve com uma pitada de sal. Após esfriar, junte delicadamente as claras batidas em neve. Unte os três refratários médios (ramequins) com azeite e distribua o creme, leve ao forno o suflê de camarão por aproximadamente 25 minutos ou até dourar. Sirva o suflê de camarão de imediato. Dica: Caso queira adiantar parte do suflê de camarão pode preparar antecipadamente o creme e 25 minutos antes de servir, bater as claras, juntar ao creme e levar ao forno.